Bactéria modificada produz açúcar a partir de CO2 e energia solar
Por Célio Yano
Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram fazer com que bactérias produzissem alguns tipos de açúcares e ácido lático por meio da engenharia genética. O processo, descrito na edição de julho da revista científica Applied and Environmental Microbiology, pode levar a métodos mais ambientalmente corretos para a produção de commodities simples.
A produção dos compostos ocorre por meio de uma fotossíntese de microorganismos da espécie Synechococcus elongatus, ou seja, utilizando energia solar e dióxido de carbono. Assim, o método pode reduzir a emissão de carbono gerado no transporte de açúcar a partir de países produtores, além de capturar o gás produzido pela indústria. O mesmo processo pode ainda ajudar a disseminar o uso de plásticos biodegradáveis, feitos a partir do composto.
Além do impacto positivo para o meio ambiente, a tecnologia oferece um potenciais vantagens econômicas, segundo os autores do estudo. O custo para a produção do açúcar, acído lático e outros compostos é muito mais baixo do que nos processos tradicionais..
Divulgação/UCLA
Synechococcus elongatus: modificada geneticamente, espécie pode produzir açúcar
Fonte: Portal Exame, 29/06/10
Eh ateh que aquele Capítulo de Cepas faz sentido!!! =D
ResponderExcluiraquele em espanhol né...
ResponderExcluirDesarolo de cepas! é assim q escreve?!
ResponderExcluir