A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) desenvolveu um processo que combina o pó de café e o arroz para produzir uma farinha mista que entra na composição desta barrinha. O produto é uma alternativa para a indústria alimentícia que quer colocar o sabor de café em novos produtos numa perspectiva de expansão de mercados.
A farinha, composta de 30% de pó de café e 70% de arroz, é obtida por meio de um processo de extrusão que funde as duas matérias-primas num só produto, gerando a farinha mista e instantânea com sabor café e as propriedades nutritivas dos alimentos que lhe deram origem como óleos essenciais, fibras e proteína.
“Depois da extrusão do café e do arroz, o processo é bem simples e basta adicionar à farinha mista ingredientes como açúcar, mel, leite e chocolate. A etapa seguinte é o cozimento até que a massa desprenda-se do fundo do recipiente. Então, a massa é colocada numa superfície lisa e, depois de esfriada, cortada em pedaços e embalada”, explica o pesquisador José Luis Ascheri, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Alternativas como essa, levam o sabor do café a outros produtos e isso contribui para ampliar os negócios que envolvem a cultura do café. Hoje, a bebida de café, feita de grão torrado e moído, é responsável pelo consumo de mais de 400 bilhões de xícaras de café em todo o mundo.
Mas empresas ligadas ao setor estão preocupadas com o mercado futuro, principalmente na camada jovem da população, e o desenvolvimento de produtos derivados de café amplia as oportunidades de negócio, além de ofertar ao consumidor alimentos mais saborosos e nutritivos.
Fonte: EMBRAPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário